Compartilhe este conteúdo:

Complicada a assistência de saúde na região metropolitana de BH

por

Arquivo Pessoal
Jaqueline Santana, secretária municipal de Saúde de Betim

A coluna noticiou hoje que os serviços de diálise peritoneal nos centros públicos estariam prejudicados em razão da falta de fornecimento dos insumos necessários, distribuídos pela BAXTER, em exclusividade, no Brasil.

Informações que foram ouvidas da secretária municipal de Saúde de Betim, Jaqueline Santana, dão conta de que a mencionada distribuidora tem honrado suas entregas, não permitindo apenas a expansão das quantidades pelas quais sempre se comprometeu a fornecer.

Alega ainda que os problemas advêm da importação proveniente do México, sede da fabricante.

Embora venham chegando tais quantidades sempre dentro do habitual, não deixam de ser preocupantes a ocorrência de eventuais surpresas.

Além desse problema, uma informação que a secretária Jaqueline Santana adiantou é de que as UPAs e o Hospital Regional de Betim estão com suas capacidades completamente tomadas, atendendo especialmente pacientes idosos, muitos com graves quadros de doenças respiratórias.

O único alívio da rede pública de Betim está nas estruturas de atendimento pediátrico, menos requisitadas nos dias atuais.

Ainda que se saiba que há mais de 30 diferentes vírus de gripe na região metropolitana de BH, comprometendo a saúde das pessoas, Jaqueline Santana recomenda que todos tomem as vacinas disponíveis, para diminuir a forte propagação de doenças.

Esse quadro assusta muito.

A empresa Baxter se pronunciou no dia 20/06 por meio de nota:

A Vantive anuncia que, devido a uma intermitência temporária no fornecimento de sua solução de diálise peritoneal (DP) Dianeal, que afeta n mercado brasileiro, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um pedido excepcional para importação do produto.

Para garantir que os pacientes possam continuar a receber suprimentos para seu tratamento, a empresa já iniciou a importação de soluções de sua fábrica no México – que opera com os mesmos rigorosos padrões de qualidade e segurança da fábrica brasileira, além de já fornecer outros produtos importantes para o mercado brasileiro. Essas soluções, em conjunto com as fabricadas no Brasil, serão fornecidas aos pacientes até que a situação de abastecimento seja normalizada.

A Vantive, anteriormente o segmento de Terapia Renal da Baxter, foi lançada globalmente em fevereiro passado como uma nova empresa independente de terapia de órgãos vitais. No Brasil, a separação local do segmento de Terapia Renal ocorreu em abril. A Baxter continua a fabricar as soluções de DP Dianeal no Brasil e a Vantive atua como distribuidora única e exclusiva da empresa no país. Durante um período de transição, a Baxter fornece soluções de DP diretamente a certos clientes públicos.

A Vantive reconhece a importância desses produtos para a DP e agradece a compreensão e cooperação de seus pacientes e parceiros durante este período de transição. Se pacientes ou parceiros tiverem quaisquer dúvidas ou preocupações, a empresa os incentiva a entrarem em contato com seu representante de Atendimento ao Cliente.

leia também

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
+notícias
A mobilização protesta contra o chamado “tarifaço de Trump e Bolsonaro”, que impõe uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, além de críticas a projetos em tramitação no Congresso que impactam direitos sociais e ambientais
O passeio inclui café da manhã e almoço em restaurante local, encerrando por volta das 13h
“Temos que encontrar amparo no governo federal, inclusive com abertura de novos mercados, para preservar essa produção fundamental para a economia de Minas”, destacou Pacheco
A medida segue protocolos estabelecidos no Plano de Contingência, conforme normas da Defesa Civil Estadual e Nacional
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x