Compartilhe este conteúdo:

Auxílio alimentação foi retirado contra a lei

por

O Auxílio Alimentação que o Governo do Estado de MG retirou como um dos benefícios dos policiais civis, militares, bombeiros e policiais penais e que era assegurado por lei, seguirá sem definição, embora sua concessão fosse uma disposição de lei.

O Governo Zema, através de um decreto simplesmente o retirou dos contracheques, sem justificativas. Até 31 de dezembro de 2015, amparado pelos artigos 47 e 48 da Lei Estadual 10.745/1992 e no Decreto 37.283/1995 garantia alimentação gratuita no local de trabalho e para aqueles que percebiam uma remuneração inferior a três vezes o salário-mínimo vigente.

Entre 04 de janeiro de 2016 e 27 de dezembro de 2017, o benefício foi denominado Auxílio Refeição, e pela Deliberação CPGE 2/2016, foram excluídos do benefício os policiais civis, militares e bombeiros, que se enquadram nas categorias que têm uma jornada igual ou superior a 6 horas de trabalho.

Leis e decretos, que passaram a viger desde então sempre excluíram policiais civis, militares, bombeiros e penais, um quadro que se estabeleceu através de um decreto que excluiu uma lei vigente.

Por quê? Ninguém sabe.

O certo é que o Judiciário tem socorrido aqueles que buscam a reparação de seus direitos e mandado o Estado pagar, por entender exatamente que um decreto não pode tornar uma lei, ineficaz.

leia também

O que você achou deste conteúdo?
+notícias
A mobilização protesta contra o chamado “tarifaço de Trump e Bolsonaro”, que impõe uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, além de críticas a projetos em tramitação no Congresso que impactam direitos sociais e ambientais
O passeio inclui café da manhã e almoço em restaurante local, encerrando por volta das 13h
“Temos que encontrar amparo no governo federal, inclusive com abertura de novos mercados, para preservar essa produção fundamental para a economia de Minas”, destacou Pacheco
A medida segue protocolos estabelecidos no Plano de Contingência, conforme normas da Defesa Civil Estadual e Nacional