Não seria apenas um erro dos parlamentares do Bloco Democracia e Luta da ALMG sobre o juízo feito pelo ministro Alexandre Silveira, do PSD, acerca das posições políticas do vice-governador de Minas, Mateus Simões, sempre sustentadas nas suas avaliações sobre o Governo Lula?
Os deputados estaduais que compõem o Bloco se manifestaram surpresos e em certa medida decepcionados com a fala do ministro do atual governo federal, que disse não saber se Mateus Simões seria um opositor ao governo Lula; essa posição foi externada por Silveira no programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda,24, em SP.
Alguns suspeitam de que haja na frase, uma tentativa de aproximação com o projeto político de Mateus Simões, como candidato ao governo de Minas.
Outros, de que a frase de Alexandre Silveira apenas quis dizer que Lula teria nesse momento mais com o que se preocupar, longe da ideia de sentir que as posições políticas de Mateus Simões possam se constituir num obstáculo, no curso das eleições de 2026.
Mas os deputados do Bloco insistem em considerar Mateus como signatário de uma oposição frontal a Lula e a seu governo, alertando que Lula e os membros de seu governo têm que enxergar de forma mais ampla o que significarão as próximas eleições, tendo Romeu Zema e Mateus Simões como líderes principais da disputa.