Compartilhe este conteúdo:

Rossieli Soares assume Secretaria de Educação de Minas Gerais após saída de Igor de Alvarenga

Rossieli Soares é um nome conhecido no cenário educacional brasileiro. Mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ele foi ministro da Educação e secretário de Educação Básica do MEC entre 2016 e 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB)

por

Reprodução

O Governo de Minas Gerais anunciou oficialmente nesta sexta-feira (1º) a nomeação de Rossieli Soares da Silva como novo secretário de Estado de Educação. Ele substitui Igor de Alvarenga, que deixou o comando da pasta após três anos de atuação. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Rossieli Soares é um nome conhecido no cenário educacional brasileiro. Mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ele foi ministro da Educação e secretário de Educação Básica do MEC entre 2016 e 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB). Também liderou secretarias estaduais de Educação no Amazonas, em São Paulo e, mais recentemente, no Pará.

Um dos marcos de sua trajetória foi a atuação decisiva na implementação do novo ensino médio no país. A mudança, no entanto, enfrenta desafios de aplicação em diversos estados, incluindo Minas Gerais. Segundo levantamento recente da Rede Escola Pública e Universidade (Repu), o estado mineiro tem descumprido pontos importantes das novas diretrizes da reforma.

De acordo com o governo estadual, a missão de Rossieli será “dar continuidade às políticas públicas implementadas nos últimos anos em Minas Gerais”, com foco na modernização do ensino, ampliação de oportunidades educacionais e fortalecimento da infraestrutura escolar.

A saída de Igor de Alvarenga havia sido antecipada no dia 25 de julho. Servidor de carreira da rede estadual, Igor iniciou sua trajetória como professor, e passou por funções de gestão escolar até ocupar cargos na estrutura da Secretaria de Educação. Entre 2019 e 2022, foi subsecretário de Articulação Educacional, assumindo a chefia da pasta em agosto de 2022, em substituição a Julia Sant’Anna.

Durante sua gestão, foram implantados programas como o Trilhas de Futuro — voltado para formação técnica profissional — e o Passaporte Mineiro do Conhecimento, além de medidas voltadas à melhoria da infraestrutura escolar e qualificação de estudantes e servidores.

Igor de Alvarenga continuará atuando no setor público estadual, assumindo novas funções na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com foco em iniciativas relacionadas à área educacional.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x