Compartilhe este conteúdo:

Lula retorna a Minas Gerais para anunciar obras do Novo PAC em Contagem

Durante a agenda, Lula também deve visitar as obras do Corredor da Avenida Maracanã, uma das principais intervenções de infraestrutura do município

por

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no próximo dia 29 de agosto, para anunciar propostas selecionadas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltadas à mobilidade urbana sustentável e à renovação de frota. Durante a agenda, Lula também deve visitar as obras do Corredor da Avenida Maracanã, uma das principais intervenções de infraestrutura do município.

Contagem como palco estratégico

A cidade é administrada pela prefeita Marília Campos (PT) e ocupa lugar de destaque dentro do partido por ser o maior município do país governado pelo PT. Esta será a segunda visita de Lula a Contagem em 2025 e a sexta ida a Minas Gerais neste ano, consolidando o estado como prioridade na agenda presidencial.

Histórico de visitas a Minas Gerais

Desde o início do ano, Lula tem intensificado sua presença no estado, considerado decisivo para as eleições presidenciais de 2026. Em março, esteve em Campo do Meio, no Sul de Minas, para anunciar medidas de Reforma Agrária, e na semana seguinte visitou a fábrica da Stellantis, em Betim, além de participar de evento da indústria do aço em Ouro Branco.

Em abril, visitou Montes Claros, no Norte do estado, para anunciar investimentos da farmacêutica Novo Nordisk. Já em junho, participou da entrega de equipamentos agrícolas no Ceasa de Contagem e anunciou obras em Mariana, financiadas com recursos do Acordo de Repactuação referente ao rompimento da Barragem de Fundão.

No mês seguinte, em julho, Lula esteve em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, para lançar uma política habitacional voltada a povos originários.

Com a visita a Contagem, o presidente já soma seis agendas em Minas Gerais em 2025, superando o total de compromissos realizados no estado durante todo o biênio 2023-2024, quando havia feito apenas quatro visitas.

Conflitos políticos em jogo

As repetidas viagens ao estado também acontecem em meio às tensões políticas com o governador Romeu Zema (Novo), que recentemente se lançou como pré-candidato à Presidência da República. Zema tem buscado ampliar sua projeção nacional e se consolidar como um dos principais nomes da oposição a Lula em 2026.

Nesse contexto, a presença recorrente do presidente em Minas reforça não apenas o anúncio de obras estratégicas, mas também o caráter político das agendas em um dos colégios eleitorais mais importantes do país.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x