Faleceu nessa quinta-feira, 09, o Desembargador José Fernandes Filho, considerado uma das mais expressivas e respeitadas vozes do Judiciário de Minas Gerais. Advogado, professor das cadeiras de Direito Administrativo, Constitucional e Tributário da Faculdade Mineira de Direito, José Fernandes Filho foi também Secretário de Estado da Educação no governo de Aureliano Chaves, tendo deixado a pasta para ingressar no TJMG, como Desembargador.
Magistrados de todo país já se manifestaram sobre seu falecimento, entre os quais está a juíza Beatriz Junqueira, uma das mais eficientes do juizado especial de Minas Gerais, para quem “o Desembargador José Fernandes Filho teve uma importância fundamental para a implantação e desenvolvimento dos juizados especiais no Estado”.
O presidente do FONAJE – Fórum Nacional dos Juizados Especiais, José Fernando Swain Ganem associou-se às diversas manifestações de pesar vindas das representações do Judiciário brasileiro, reforçando o reconhecimento da trajetória exemplar do Desembargador José Fernandes Filho, em uma vida dedicada à afirmação da Justiça e da cultura do direito, em Minas.