Os serviços de saúde pública em São João Del Rei estão em situação crítica, com denúncias de evidente desleixo por parte da Santa Casa local, de que essa instituição descumpre o contrato de pactuação celebrado com o município e nada responde aos questionamentos que lhe são endereçados.
As denúncias registram a omissão da Santa Casa na realização de biópsias e outros exames oncológicos, no óbito de pessoas sem a formalização do diagnóstico de suas doenças, construindo um verdadeiro quadro de colapso da saúde pública municipal.
Tais denúncias vêm sendo realizadas pela secretária municipal de Saúde, que ainda lamenta a sistemática ausência e desatenção dos vereadores de São João Del Rei na discussão dessas demandas da população.
Na verdade, os vereadores do município estão sem condições de discutir até mesmo as regras básicas que deveriam orientar as suas relações enquanto membros do Legislativo.
Denúncias que alcançam a conduta de vários deles, evidenciando assédio sexual e abusos praticados até mesmo contra menores vêm sendo jogadas nas sessões da Câmara, sem qualquer restrição quanto a quem se dirigem.
Até o momento, não se teve notícias de que a presidência da Casa tenha se movimentado para apurar os fatos que vêm se tornando públicos e graves.