O prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho, decretou nesta sexta-feira, dia 2, situação de emergência em saúde pública, com o objetivo de mobilizar todos os esforços do município no combate ao preocupante e expressivo crescimento dos casos de doenças respiratórias na cidade.
Em coletiva convocada especialmente para comunicar a gravidade do quadro, o prefeito Paulo Bigodinho e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Gazeto, apresentaram números alarmantes e explicaram como a Prefeitura irá intensificar a assistência à população, buscando tanto conter a propagação da enfermidade quanto tratar os pacientes já afetados pelos sintomas dessa crise.
Segundo nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura: “De fevereiro a abril, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade registraram aumento significativo nos atendimentos. Na UPA São Benedito, os números saltaram de 14.723 em fevereiro para 25.671 em abril. Já na UPA Madalena, o número de atendimentos passou de 9.544 para 15.327 no mesmo período. Em relação apenas às doenças respiratórias, o crescimento foi de cerca de 80%.”