Há uma situação que há quase um mês vem afetando significativamente o serviço de emissão de Nota Fiscal Avulsa (NFA) em Minas Gerais.
O problema decorre de um movimento legítimo protagonizado pelos Técnicos e Analistas Fazendários da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), em razão de um impasse na relação destes servidores com a chefia da pasta, de natureza remuneratória.
Atualmente, os requerimentos para emissão de NFAs encontram-se com aproximadamente uma semana de atraso, comprometendo diretamente o escoamento da produção de inúmeros produtores rurais em toda Minas.
O Sindicato que representa a categoria tem envidado todos os esforços para solucionar o impasse junto ao Poder Executivo Estadual, porém, até o momento, não obteve êxito.
O Secretário de Estado de Fazenda tem se recusado a receber os representantes da categoria, tampouco tem comunicado formalmente ao Governador real situação e sua gravidade.
O cerne da insatisfação reside no corte aplicado sobre gratificações há cerca de quatro anos.
Apesar das tentativas de diálogo, não houve por parte da SEF/MG qualquer medida concreta no sentido de resolver a demanda.