Compartilhe este conteúdo:

Minas e o Brasil perdem um de seus filhos mais brilhantes

por

Reprodução
Dr. José Israel Vargas tinha 97 anos e morreu em BH

Faleceu nessa quinta-feira, 15, o Dr. José Israel Vargas, cuja vida dedicou ao estudo e ao ensinamento das ciências.

Formado em química pela UFMG, e depois em física, pelo ITA, seu nome está ligado às maiores teses, realizações e conquistas na área das ciências nucleares no Brasil e no mundo.

Professor emérito da UFMG, presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências, ministro de Ciência e Tecnologia nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, José Israel Vargas é uma vida de valores inesgotáveis no segmento das ciências nucleares, no Brasil e no Exterior.

Quando do golpe militar, em 1964, ele foi perseguido da forma mais rude e injusta, tendo que assistir a ocupação de seu laboratório pelo Exército, além de absorver sua demissão do CNEN e pela UFMG, como professor.

Exilado na França, foi convidado a integrar o Centro de Estudos Nucleares do Comissariado de Energia Atômica, em Grenoble.

Não há no Brasil e nos maiores centros de estudos da física nuclear no mundo em que o brasileiro José Israel Vargas não seja uma lembrança de destacado brilho.

Homens assim dificilmente se repõem.

leia também

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
+notícias
Prepare-se para o feriado e aproveite o que cada shopping tem a oferecer!
A ação visa intensificar a fiscalização, promover ações preventivas e combater crimes nas rodovias estaduais e federais delegadas
Na manhã desta segunda-feira (16), a categoria iniciou uma vigília em frente à sede da Prefeitura, no Centro da capital, pressionando por um acordo concreto
A comitiva, que também inclui o secretário municipal de Segurança Pública de BH, Márcio Lobato, o prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP), e a vice-prefeita de Divinópolis (MG), Janete Aparecida (Avante), enfrentou momentos de tensão durante a viagem devido a ataques em Israel
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x