Compartilhe este conteúdo:

Desrespeito à Defensoria Pública e aos seus servidores (Parte IV)

por

A justificativa recorrente de que o servidor efetivo representa um custo mais elevado se desfaz diante desses números.

Afinal, se os contratos terceirizados superam amplamente a despesa com servidores concursados, cabe questionar se a terceirização tem sido, de fato, uma medida de economia ou apenas uma forma de manter vínculos precários, geralmente vindos da baixa política e menos fiscalizados.

O contraste é expressivo, especialmente se considerarmos que a Defensoria é uma instituição essencial à Justiça e que deveria priorizar a estruturação do seu quadro efetivo, garantindo estabilidade e continuidade dos serviços prestados à população.

Nunca se viu, entre os órgãos do Estado, um desequilíbrio tão acentuado entre o gasto com servidores efetivos e o gasto com recrutamento amplo.

A ausência de explicações públicas sobre o motivo dessa desproporção reforça a necessidade de maior transparência e fiscalização por parte dos órgãos de controle como o Tribunal de Contas de Minas Gerais e Ministério Público.

Esses números evidenciam um modelo de gestão que precisa ser revisto, para assegurar o fortalecimento do serviço público e o uso responsável dos recursos destinados à Defensoria.

leia também

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
+notícias
A decisão foi unânime, marcando um recuo importante na tentativa de criar mecanismos que dificultariam a responsabilização de deputados e senadores
A medida permite que a proposta seja apreciada diretamente em plenário, sem passar pelas comissões, acelerando sua tramitação
Ação conjunta da PF, CGU, MPF e Receita cumpre 22 mandados de prisão e 79 de busca contra suposta organização que fraudava licenças ambientais para mineração; diretor da ANM, Caio Mario Seabra, e delegado da PF-MG, Rodrigo de Melo Teixeira, estão entre os presos
Experiência em promoção do estado e atração de investimentos marca a trajetória da nova gestora
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x