Compartilhe este conteúdo:

As onças de Minas II

por

Para a engenheira ambiental e bióloga Stephanie Mafra Marques é dever do homem o respeito à natureza e aos animais que nela habitam.

Sobre a mesma questão de preservação dos grandes felinos nas reservas de Minas Gerais, a coluna ouviu também a engenheira ambiental e bióloga Stephanie Mafra Marques sobre a proposta da deputada Beatriz Cerqueira.

Para Stephanie “essas onças são nativas do Bioma Mata Atlântica e tem importância no ciclo de vida desse bioma. Importância biológica, para equilíbrio de todo o ecossistema.

Os animais jamais devem ser retirados do seu habitat natural, inclusive o desequilíbrio natural e os ataques desses animais às áreas urbanas e de ocupação humana se dá pela fragmentação e desmatamento do habitat natural deles.

Naturalmente esse espaço é deles, o homem chegou depois e o ocupou. Uma onça precisa de no mínimo 10 km2 para viver, hoje não existem áreas tão extensas para manutenção da vida desses animais.

Por isso a necessidade da criação de corredores ecológicos, buscando ligações entre os fragmentos de matas e evitando que animais silvestres acessem áreas ocupadas pelo homem”, concluiu a bióloga e engenheira ambiental Stephanie Mafra Marques.

leia também

O que você achou deste conteúdo?
+notícias
A investigação aponta que, logo no início da gestão 2017-2020, os acusados realizaram uma adesão irregular à Ata de Registro de Preços do município de Contagem, sem a devida licitação, prejudicando a transparência e legalidade dos processos administrativos
As vítimas, que eram subordinadas do acusado, confirmaram a ocorrência de um padrão sistemático de comportamento abusivo por parte do então secretário
O novo posto de atendimento está localizado no Piso GG do Shopping Cidade, em frente à Smart Fit, no coração da capital mineira
O concurso busca reforçar as equipes de manutenção da companhia nas seis regionais de Minas Gerais, com foco nas áreas com maior demanda por infraestrutura elétrica