O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, foi figura de destaque no primeiro dia da Cúpula do Clima nesta quinta-feira (6/11) em Belém, no Pará.
Silveira chegou, inclusive, a presidir a Plenária Geral de Líderes, substituindo Lula enquanto o presidente estava em outros compromissos oficiais.
A Cúpula reúne chefes de Estado, ministros e dirigentes de organizações internacionais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima.
O evento antecede à COP 30, que tem início na próxima segunda-feira (10/11).
Alexandre Silveira também participou, ao lado do presidente Lula, de reunião bilateral com o Príncipe de Gales, William, aproximando Brasil e Reino Unido em torno de agendas comuns como sustentabilidade, minerais críticos, inovação e descarbonização da matriz energética.
Silveira também se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, fortalecendo parcerias que visam acelerar a transição energética, energia nuclear e minerais estratégicos.
“Estamos comprometidos com uma política energética que gere emprego, renda e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que amplia a participação de energias limpas e fortalecem a segurança energética”, disse o ministro mineiro.