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Nesta semana que antecede o Dia das Mães, comércio de Minas projeta aumento nas vendas em relação a 2024

A data, segunda mais importante do calendário comercial, deve impactar 79,3% das empresas do varejo mineiro

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Diário do Comércio/DIvulgação
Dia das Mães é a segunda data mais importante do calendário comercial

Nesta semana que antecede o Dia das Mães, comemorado em maio, comerciantes de Minas Gerais demonstram maior otimismo em relação às vendas, segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG. A data, segunda mais importante do calendário comercial, deve impactar 79,3% das empresas do varejo mineiro.

A expectativa positiva é superior à registrada no ano passado: enquanto em 2024 apenas 31,3% dos comerciantes previam aumento nas vendas, em 2025 esse número saltou para 46,4%. Por outro lado, 19,6% das empresas esperam desempenho inferior ao de 2024 — percentual que no ano anterior era de apenas 9,5%.

Economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins avalia que o cenário deste ano é favorável ao comércio. “Neste ano, 78,8% dos empresários do varejo acreditam que as vendas serão iguais ou melhores do que as de 2024. Isso demonstra recuperação na confiança do setor, especialmente considerando que no ano passado o otimismo havia recuado em comparação a 2023”, afirma.

De acordo com a economista, entre os principais motivos para o otimismo estão o valor emocional da data, o aquecimento do mercado e a esperança na recuperação econômica. Já os empresários mais cautelosos atribuem as previsões negativas à crise econômica, à retração das vendas no primeiro trimestre e à elevação dos preços, que limita o consumo.

A pesquisa também revela que o tíquete médio esperado pelas empresas gira entre R$ 70 e R$ 200, segundo 48% dos entrevistados. Em termos de categorias de produtos, o segmento de vestuário lidera as intenções de compra, com 59,6%, seguido pelos calçados (19,1%). Já no setor farmacêutico, perfumes e cosméticos respondem por 69,4% das expectativas de venda, e cestas de presente, por 19,4%. Supermercados e similares apostam principalmente na venda de carnes (23,2%) e utensílios domésticos (14,3%).

Entre as estratégias adotadas para impulsionar o faturamento, destacam-se liquidações e promoções (26,1%), campanhas publicitárias (23,3%) e atendimento personalizado (17,3%). A pesquisa também indica avanço nas vendas online: mais de 70% dos estabelecimentos afirmam que irão atuar no ambiente digital, com o WhatsApp sendo utilizado por 90,7% das empresas e o Instagram por 48,8%.

Apesar do crescimento na confiança, o volume de contratações temporárias para a data será menor: 6,9% dos lojistas pretendem reforçar suas equipes, ante 8,1% em 2024.

A região do Jequitinhonha/Mucuri é a mais impactada comercialmente pela data, com 95% das empresas locais indicando movimentação significativa no período. Em seguida, vem a região Central, com 90,48%.

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