Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, o Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e em parceria com a Vale, entregou as obras de revitalização dos viveiros florestais de Barbacena e Conselheiro Lafaiete. As estruturas são fundamentais para a produção de mudas nativas e a recuperação de áreas degradadas no estado.
A revitalização inclui modernização da infraestrutura, ampliação da capacidade produtiva, implantação de tecnologias digitais para monitoramento e criação de espaços para educação ambiental. Essas ações estão alinhadas à implementação do Código Florestal em Minas e ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) Produzir Sustentável, que conta com investimento de R$ 41 milhões ao longo de oito anos.
Segundo o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, “cada muda produzida representa uma nova chance para o bioma se regenerar, combatendo a degradação ambiental e promovendo equilíbrio climático”. A diretora da Vale, Patrícia Daros, ressaltou o compromisso com a restauração como base para segurança hídrica, conservação da biodiversidade e economia verde.
Os viveiros atendem a programas estaduais de reflorestamento, beneficiando a biodiversidade e gerando empregos em cadeias sustentáveis. Com essa entrega, Minas Gerais reforça seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica.