O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou nesta segunda-feira (19) da inauguração da segunda Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Contagem, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A nova estrutura, localizada no Shopping do Avião, tem capacidade para realizar cerca de 440 atendimentos diários exclusivamente para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A expectativa é que aproximadamente 600 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente, incluindo moradores de Contagem, Belo Horizonte e Ibirité.
“Cada vez que abrimos uma nova unidade do UAI, celebramos a democratização do acesso aos serviços públicos. São mais de 250 serviços reunidos em um só lugar, facilitando a vida de milhões de mineiros”, destacou o vice-governador Mateus Simões.
O Governo de Minas tem ampliado o acesso à emissão da carteira de identidade, tendo atingido em abril a marca de 3 milhões de emissões da CIN, consolidando-se como o estado que mais emitiu o documento no país. Com a inauguração em Contagem, Minas passa a contar com 55 UAIs distribuídas por todo o estado, sendo oito unidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Somente em 2024, essas unidades prestaram mais de 5 milhões de atendimentos.
Além da nova unidade, Contagem já possui uma UAI no Shopping Oiapoque, no bairro Eldorado, que oferece mais de 40 serviços à população. Ambas as unidades funcionam em parceria público-privada, com a UAI do Shopping do Avião projetada para atender especificamente a crescente demanda por emissão de documentos de identificação.
A nova UAI dispõe de 192 metros quadrados, com ambiente climatizado, 20 guichês, dois postos de recepção e um totem de autoatendimento, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, as UAIs representam um esforço para oferecer um atendimento simples, acessível e dedicado às diferentes necessidades da população mineira. “Falamos em cidadania quando ampliamos o acesso a serviços públicos de qualidade, simplificados e humanizados”, comentou.
Os serviços mais demandados nas UAIs em 2025 incluem a emissão da primeira via da carteira de identidade, com mais de 170 mil atendimentos, além da entrega do documento, com mais de 35 mil pedidos. Outros serviços frequentes envolvem questões relacionadas a veículos e habilitação.
Os atendimentos nas UAIs são realizados exclusivamente mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelo Portal MG (www.mg.gov.br) e pelo aplicativo MG App Cidadão. Muitos serviços também estão disponíveis online por meio dessas plataformas e dos órgãos responsáveis, promovendo mais facilidade e inovação no atendimento à população.
A expansão das UAIs em Minas Gerais reforça o compromisso do Governo com a inclusão, agilidade e qualidade nos serviços públicos para os mineiros.