Compartilhe este conteúdo:

Conta de luz em Minas Gerais terá reajuste de 7,36% a partir de maio

Aumento será sentido por consumidores residenciais da Cemig, com exceção da tarifa social, que terá reajuste menor

por

Reprodução
Reajuste na conta de luz entra em vigor ainda este mês

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (20) um reajuste de 7,36% na tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O novo valor entra em vigor a partir do dia 28 de maio e vale até 27 de maio de 2026.

Para os clientes beneficiados pela tarifa social, o reajuste será menor, de 2,02%. Segundo a Aneel, o principal fator para o aumento é o crescimento dos encargos setoriais, que respondem por 4,63 pontos percentuais do reajuste. Esses encargos financiam políticas públicas voltadas à universalização do acesso à energia, estímulo às fontes renováveis e ao desenvolvimento energético regional.

De acordo com a Cemig, o reajuste impactará as contas a partir da fatura de junho, com vencimento em julho de 2025. A empresa destaca que apenas 26% do valor da conta corresponde à tarifa cobrada por ela, que cobre investimentos, depreciação de ativos e custos operacionais.

Os 74% restantes são referentes a encargos setoriais, custos de transmissão, tributos federais e estaduais, compra de energia e receitas irrecuperáveis, que não estão sob controle da companhia.

O reajuste reforça a necessidade de os consumidores ficarem atentos ao consumo consciente, especialmente diante do cenário de custos elevados e da importância de promover a eficiência energética.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x