O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, está comemorando a possível reativação da operação do trecho ferroviário entre sua cidade e Lavras, objeto de discussão que vem travando com o Ministério dos Transportes, em Brasília; essa ligação possibilitaria a realização do transporte ferroviário de mercadorias produzidas em Varginha, para entrega das mesmas no porto de Angra dos Reis.
Realmente seria um avanço muito grande, com destaque para o valor dos fretes, sabidamente muito mais econômico.
O problema, infelizmente, é que a obtenção de um ganho real nos custos dessa operação dependeria de uma modernização da gestão logística hoje não disponível, fazendo com que as cargas para Angra possam consumir um tempo incomparável ao que hoje se tem com o transporte rodoviário.
Por rodovia, essa transferência é possível em no máximo em 10 horas, possibilitando que as cargas alcancem as plataformas de carregamento dos navios de forma mais eficiente.
Contudo, o esforço do prefeito Ciacci, de Varginha e de outros da região tem valor; é o início de um grande e promissor trabalho em prol do desenvolvimento daquela região.