Compartilhe este conteúdo:

Pesquisa mostra aprovação de Zema e liderança de Cleitinho na disputa pelo governo de Minas

O levantamento também simulou cinco cenários para a eleição ao governo de Minas Gerais no próximo ano. Em todos os cenários com sua presença, o senador Cleitinho (Republicanos) aparece na frente

por

Reprodução

Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (18), revela o atual cenário político em Minas Gerais, com dados sobre a avaliação do governador Romeu Zema (Novo) e as intenções de voto para o governo estadual em 2026.

Aprovação do governo Zema

Segundo o levantamento, Zema tem 64% de aprovação entre os mineiros. Outros 32% desaprovam sua gestão, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder. Na avaliação do governo, 36% classificam a gestão como ótima ou boa, 32% como regular e 30% como ruim ou péssima.

O governador, em seu segundo mandato, foi reeleito em 2022 com 56,18% dos votos válidos ainda no 1º turno. Os dados da pesquisa foram divulgados dois dias após ele lançar oficialmente sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026, movimento que reforça sua projeção nacional.

Disputa pelo governo de Minas

O levantamento também simulou cinco cenários para a eleição ao governo de Minas Gerais no próximo ano. Em todos os cenários com sua presença, o senador Cleitinho (Republicanos) aparece na frente.

  • 1º cenário: Cleitinho tem 42%, contra 17% de Rodrigo Pacheco (PSD) e 8% de Mateus Simões (Novo).
  • 2º cenário: Cleitinho soma 43%, seguido por Alexandre Silveira (PSD) e Simões, empatados com 11%.
  • 3º cenário (sem Cleitinho): Aécio Neves (PSDB) tem 22%, tecnicamente empatado com Pacheco (21%). Simões aparece com 12%.
  • 4º cenário: Alexandre Kalil (Republicanos) lidera com 26%, seguido por Pacheco (19%) e Simões (10%).
  • 5º cenário: Pacheco marca 31%, contra 15% de Simões.

Metodologia

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em 51 cidades mineiras, entre os dias 11 e 13 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x