A Prefeitura de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, emitiu um alerta sobre a contaminação do Ribeirão do Carmo após o tombamento de um caminhão-tanque na BR-356, ocorrido na última segunda-feira (11). O veículo transportava soda cáustica e derramou cerca de 19.645 litros do produto, que atingiu cursos d’água da região.
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), análises de amostras confirmaram que a água do ribeirão está fora dos padrões de qualidade. O prefeito Juliano Duarte (PSB) orientou que moradores ribeirinhos evitem qualquer uso da água, inclusive para dessedentação de animais. Houve registro de mortandade de peixes e, em parceria com o Instituto Habitat, está sendo feita a coleta dos animais. A Secretaria de Meio Ambiente acompanhará a situação, notificará e aplicará multa à empresa responsável.
A Defesa Civil de Mariana informou que as ações de monitoramento prosseguem e que não há risco para o abastecimento público, pois o ribeirão não é utilizado na captação de água potável. O acidente também deixou feridos: três bombeiros e o motorista do caminhão tiveram contato com a substância e foram encaminhados ao hospital com queimaduras de primeiro grau. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) confirmou que o produto alcançou o Córrego do Funil, afluente do Ribeirão do Carmo, por meio da drenagem pluvial da rodovia.