Segundo os secretários de Agricultura, Thales Fernandes e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o governo de Minas viabilizou diversos avanços na agricultura no Estado.
A primeira delas está na regulamentação da Política Estadual de Agricultura Irrigada que dentre os avanços, possibilita a declaração de utilidade pública para barramentos de irrigação, permitindo assim aumentar a produtividade agrícola em todo o estado.
Além disso, a recente revisão das normas de licenciamento tornada realidade em Minas para pecuária extensiva e culturas anuais, produziu a dispensa de licenciamento para as propriedades com até mil hectares a dispensa do licenciamento.
Contudo, destacam ambos os secretários, não significa a desobrigação de outorga e autorização para intervenção ambiental, com as devidas compensações permitindo a sustentabilidade no agronegócio.
Para os que estiveram presentes, o uso sustentável da água, especialmente a subterrânea pode ser considerado uma realidade viável e econômica e social transformadora do Norte de Minas.