Durante visita técnica realizada nesta segunda-feira, 05, ao Hospital Júlia Kubitscheck, o deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) pôde constatar a grave situação enfrentada pela unidade de saúde.
Segundo ele, “estamos diante de um processo claro de precarização. A população está sem atendimento digno, os profissionais estão adoecendo, e o governo de Minas tenta empurrar a privatização da FHEMIG, por meio do projeto GEHOSP, que dispensa concurso e licitação. É inaceitável. Vamos cobrar providências imediatas.”
Para o parlamentar e os que o acompanharam na visita, como a dirigente sindical Neuza Freitas, a denúncia ainda foi moderada diante da realidade observada.
A situação do hospital foi descrita como vergonhosa e humilhante, contradizendo o discurso do governo estadual de que estaria investindo na melhoria da rede hospitalar.
Uma medida que poderia amenizar significativamente o cenário atual seria a nomeação dos profissionais aprovados em concursos públicos que ainda aguardam convocação.
“Esse Zema, o seu secretário de Estado da Saúde e a presidente da FHEMIG devem ser cegos e surdos. O desprezo a que o HJK está relegado ou comprova essas deficiências físicas de percepção, ou atesta a absoluta incompetência e insensibilidade dos gestores públicos de Minas”, afirmou um assessor parlamentar que acompanhou a inspeção técnica.
[…] Durante visita recente ao Hospital Júlia Kubitschek (HJK), o deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) fez perguntas diretas que escancaram a crise da saúde pública em Minas Gerais e colocam em xeque a gestão da FHEMIG e do governo Zema: […]