Após o feriado prolongado, os moradores de Belo Horizonte já podem se preparar para mais um descanso, já que o Dia Nacional do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, cairá nesta quinta-feira.Em Belo Horizonte, a sexta-feira seguinte ao Dia do Trabalhador é, de fato, ponto facultativo.
Isso significa que as empresas têm a liberdade de decidir se os seus funcionários devem ou não trabalhar neste dia. Muitos trabalhadores poderão aproveitar essa oportunidade para “emendar” o feriado com o fim de semana, usufruindo de um descanso prolongado de quatro dias, o que pode facilitar a organização de viagens.
No entanto, essa regra não se aplica a todos. Os servidores públicos de órgãos municipais que prestam serviços essenciais, como a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil e o Grupo Gestor de Riscos e Desastres, estarão de plantão e trabalharão normalmente no dia 2 de maio. Essa decisão foi formalizada no Decreto Nº 18.933, de 16 de janeiro, assinada pelo vice-prefeito à época, Álvaro Damião.
Além desse feriado, Belo Horizonte também tem outros pontos facultativos ao longo do ano, oferecendo mais oportunidades para os cidadãos organizarem seus períodos de descanso.
Confira as datas:
- 20 de junho (quinta-feira após Corpus Christi)
- 28 de outubro (Dia do Servidor Público)
- 21 de novembro (sexta-feira após o Dia da Consciência Negra)
- 24 de dezembro (véspera de Natal)
- 26 de dezembro (sexta-feira após o Natal)
- 31 de dezembro (véspera de Ano Novo)
Portanto, é sempre importante ficar atento ao calendário oficial da cidade para planejar bem os dias de folga.