Compartilhe este conteúdo:

Comerciantes mineiros esperam crescimento nas vendas de Natal, aponta Fecomércio MG

por

Comerciantes mineiros esperam crescimento nas vendas de Natal, aponta Fecomércio MG
Comerciantes mineiros esperam crescimento nas vendas de Natal, aponta Fecomércio MG
Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (10), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) divulgou os resultados de sua pesquisa sobre as expectativas para o Natal de 2024. Segundo o levantamento, 49,1% dos comerciantes mineiros esperam que as vendas desta temporada superem as do ano anterior, enquanto 72,5% dos que acreditam em estabilidade esperam um resultado satisfatório. Apenas 20% dos entrevistados têm expectativas negativas.

A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 26 de novembro pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, revelou que a data impactará 84,5% dos estabelecimentos comerciais do estado. Mais da metade dos empresários (53,1%) está confiante de que o último trimestre do ano terá desempenho superior ao de 2023.

Fatores que impulsionam o otimismo

O estudo destacou que a confiança dos empresários (40,7%), o valor afetivo do Natal (29,3%) e o aquecimento natural do comércio (26,3%) são os principais fatores para o otimismo. Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, ressalta a relevância da data para diversos setores. “O Natal é a data mais significativa para o varejo, impulsionando o comércio, serviços e até mesmo o turismo. Além do aspecto econômico, o período é marcado por um valor emocional que mobiliza os consumidores em busca de presentes e preparativos para as festas”, afirmou.

Estratégias e tendências de consumo

Para atrair clientes, 80% dos empresários planejam ações específicas, como propaganda (47%) e promoções (32,7%). Quanto ao comportamento do consumidor, 71% dos comerciantes acreditam que as compras serão realizadas mais próximas do Natal, com tíquete médio estimado entre R$ 100 e R$ 300 por cliente.

Entre os produtos mais procurados, alimentos lideram a lista (22,8%), seguidos por roupas (20,3%) e bebidas (14%). Nas vendas online, roupas, alimentos, calçados e bebidas são os itens mais vendidos, enquanto os meios de pagamento mais utilizados deverão ser cartão de crédito parcelado, crédito à vista, Pix, débito e carnê.

Preparativos e logística

No período da pesquisa, 46,5% dos comerciantes já estavam com os estoques prontos para o Natal, enquanto 36,3% aguardavam a chegada de mercadorias e 16,6% ainda não haviam feito pedidos.

Sobre a Fecomércio MG

A Fecomércio MG, que integra o Sistema Sesc e Senac em Minas Gerais, representa mais de 740 mil empresas do setor terciário no estado. Sob a presidência do empresário Nadim Donato, a entidade trabalha em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do comércio, serviços e turismo, fortalecendo o setor há 85 anos.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x