Sobre o trecho da BR-040 é inadmissível que não esteja sendo planejado sequer o início da construção de acostamentos nesta extensão, partindo de BH, além da construção de terceira pista no curso dessa via, onde os usuários têm que disputar a pista com as carretas, nas ultrapassagens necessárias.
Na região de Congonhas, onde há uma grande circulação de carretas de minério, ainda há três pontes que afunilam a circulação, dificultando e retendo o trânsito, que já é penoso pela falta de outros recursos da BR; nesses viadutos, a passagem é reduzida a uma única pista.
Por que essas carências se estendem tão demasiadamente e por tanto tempo?
Também não se vê a movimentação dos nossos parlamentares nesse sentido, nem tampouco do governo do Estado; é certo que a BR-040 é federal mas tem que haver pressão em quem tem a caneta para solucionar; o cidadão comum nada pode fazer.
As mineradoras, maiores usuárias dessa via, que coloquem a mão no bolso e invistam nessas melhorias, começando pela ampliação desses viadutos, pelo menos.
Ou construam rotas alternativas para transportar o minério que extraem.
Impossível que numa mesma via, com tantas limitações, estejam carretas de minério, trafegando como trafegam, e os demais usuários, oprimidos num mesmo trecho.
É desumano.