Soma-se a isso a percepção, por parte dos servidores, de que as novas alterações estruturais configuram possível retaliação institucional.
Oportuno recordar um princípio elementar da administração pública: servidores valorizados fortalecem a instituição; servidores desmotivados fragilizam o serviço público e prejudicam o interesse coletivo.
São esses servidores desmotivados que alertaram a administração para perdas de quase R$ 1 bilhão pelo IPSEMG, que o Ministério Público MG vem investigando, ainda que muito lentamente. Esse rombo é resultado da utilização indevida por milhares de ex-servidores dos serviços médicos dos hospitais do IPSEMG.
Esses ex-servidores se aproveitaram da falta de cuidado por parte dos sistemas de controle internos do IPSEMG.
O MPMG deveria investigar, como se espera, por que esse valor monstruoso se acumulou até essa cifra?
“A atual direção do IPSEMG precisa trabalhar mais e parar de promover palestras que para nada servem, senão para gastar dinheiro com assessorias e a promoção pessoal do seu presidente”, afirmou um servidor que pediu anonimato, temendo represálias.