Uma denúncia protocolada na Justiça Eleitoral em São João Del Rei, assinada pelo ex-vereador Fabiano Pinto, pode significar uma investigação sobre as chapas que disputaram as eleições municipais na cidade em 2024 e, se forem comprovados os fatos alegados, significar a cassação do registro do PRD (Partido da Renovação Democrática) e dos vereadores eleitos, em razão de uma fraude na cota de gênero, praticada, segundo a denúncia, com a ajuda do atual deputado federal Dr. Frederico Escaleira, dos quadros do PRD.
Além da fraude na formação das chapas e desrespeito à obrigatoriedade de cotas de gênero, há na denúncia fortes elementos de prova sobre atos de coação de uma candidata, que foi obrigada a manter uma “candidatura-laranja” para disputar uma vaga na Câmara Municipal.
Segundo a denunciante, o citado deputado e uma assessora de seu gabinete forçaram-na a não retirar sua candidatura, nem tampouco revelar a utilização de seu nome para integrar uma disputa que, dito por ela, jamais teria condições de sustentar.
O Ministério Público já está analisando a denúncia do ex-vereador.
A expectativa é de que ele a transforme numa peça de denúncia formal junto ao Judiciário.