Um vídeo postado pelo Governador Romeu Zema nas redes sociais tem a informação de que não haverá majoração dos valores das contas d’água; segundo Zema, “basta olhar o exemplo lá de São Paulo”.
Zema: de onde você tirou essa informação?
Ou: quem mentiu para você? Primeiro, se a COPASA for privatizada, o governo do Estado não terá mais nenhuma voz no estabelecimento dessas tarifas.
O exemplo que você cita, Zema, é a melhor prova disso, porque foi exatamente em São Paulo que as contas d’água mais subiram.
Mas o pior que se pode ver hoje nesse processo de privatização é que se está entregando uma empresa estatal sem que a sociedade e mesmo os deputados saibam o que ela vale.
Não está em nenhum momento da discussão dessa operação, o que a COPASA representa como empresa para o patrimônio público do Estado de Minas Gerais, seu principal acionista.
Todas as informações sobre o seu valor efetivo, sobre os seus ativos, seus passivos, seus investimentos, se tem ou não créditos tributários fajutos comprados pelos seus administradores, se a indenização de R$ 11 bilhões devida pela VALE estará nesse balanço de venda, se há investimentos furados em bancos tipo Master, nada disso chegou às discussões da ALMG.
E os deputados mineiros que votaram por essa privatização não sabem o que estão autorizando que o Estado venda.